domingo, 16 de março de 2014

A perda da fé

Desde pequeno fui ensinado a andar pela fé. Aprendi muitas coisas sobre isso, sobre como não deixar minha fé abalar seja com argumentos, evidências, e problemas na minha vida. Quando cristão, eu imaginava que a minha fé era inabalável, que eu jamais iria deixar de acreditar no que me ensinaram, em Jesus Cristo e na Bíblia. Mas eu realmente surpreendi a mim mesmo. Num processo muito lento, minha relação com a internet, minhas dúvidas, minha busca pela salvação e a tentativa de entender a Bíblia me levaram a muitas informações e questionamentos que eu não imaginava que viriam. A princípio, eu achava que era absolutamente certo que o Deus da bíblia era o Deus verdadeiro, mas o mar de inconsistências lógicas foi se acumulando na minha cabeça até o ponto que comecei a duvidar. Comecei a considerar a possibilidade de o Deus da Bíblia não existir. A fé é uma ferramenta poderosa. Ela cria um mecanismo de defesa contra a perda da crença que torna muito difícil lógica e evidência derrubarem. O conceito de fé é apresentado como uma virtude. É uma virtude acreditar em algo sem provas e mesmo com contradições. O medo do inferno é outro mecanismo de defesa, e por causa disso eu não conseguia me dar conta que a minha crença estava sendo abalada. Quando eu me dei conta que tinha que ser sincero com Deus e não fingir que acreditava, que percebi que meu coração considerava que havia uma pequena chance de o cristianismo ser falso. É aí que tudo começou a ruir. A partir do momento que eu conseguia admitir que era possível que Jesus não fosse o filho de Deus, e eu tivesse nascido na religião errada, rapidamente a chance que eu via de isso ser verdade foi crescendo. Até que chegou o ponto em que eu não acreditava mais. Hoje vejo a fé de uma forma diferente. É como um truque mental pra te manter acreditando em algo que é pouco provável de ser verdade. Falar "você precisa ter fé" é usar um jogo de palavras pra convencer a outra pessoa sem usar as únicas coisas que deveriam realmente convencer alguém de algo: evidência e lógica. Fé não tem a ver com a verdade, tem a ver com crença. E um pouco a ver com confiança. Mas o problema é que se trata de confiança em outras pessoas, não em Deus necessariamente. Porque Deus precisa existir em primeiro lugar. E ser o mesmo da religião que você acredita. Uma frase que escutava muito é "você é muito racional". Mas isso é uma virtude! A razão jamais deve ser desencorajada, pois trata-se de busca pela verdade. Uma pessoa deveria crer na Bíblia por causa de evidências e não por causa de fé de outras pessoas que foi passada pra ela mesma. Como a fé pode ajudar alguém a achar a verdade? Fé é simplesmente você acreditar em algo mesmo quando outras coisas apontam o contrário. É praticamente o oposto da razão. É querer criar uma certeza artificial quando não há certeza. A única maneira de achar a verdade é por lógica e evidência. Pois é analisando os fatos como eles são que se pode chegar a verdade sobre eles.

Um comentário:

Unknown disse...

Professor, o senhor escreve muito bem e tem ótimas ideias; continue!