sexta-feira, 10 de julho de 2009

Série D: o melhor campeonato do mundo

Começou no domingo passado o campeonato que promete pegar fogo: a série D do Campeonato Brasileiro 2009. Pela primeira vez na história, o Brasileirão se divide em 4 níveis de acesso e descenso, e apesar do seu baixo nível esse campeonato tem dado o que falar. Já começa pelo fato de ser melhor que a série C, já que a série C desse ano foi determinada apenas pelo ano de 2008, daí coisas nada a ver como Salgueiro e Luvederdense ficaram pra dar uma estragada no campeonato, mas pelo menos daqui a alguns anos o acesso e descenso tornará a série C superior em nível.
E nada menos que a 16ª maior torcida do Brasil estará presente na quarta divisão, sem dúvida com minha torcida (sou flamenguista, evidentemente rival do Sport pelo evento patético de 1987).
O Santa Cruz desponta como favorito disparado ao título, seguido provavelmente do Treze e dos times paulistas, com uma tradição que possivelmente supera a de todos os times do campeonatos juntos. Ganhou o primeiro jogo de 3x0 fora de casa do CSA (que por sinal é o segundo time mais tradicional do campeonato, mas que passa uma crise insuportável, tendo que se contentar com o iminente rebaixamento do CRB, ou seria CRD?) , com direito a 4 mil guerreiros em Alagoas,
segundo maior público da rodada.
E as minhas apostas?
Bem, evidente que o tricolor coral também está no topo da minha lista tanto de torcida, devido aos fatores citados. Quanto ao vice-favoritismo fica com o galo (o original, acredite se quiser) paraibano, que se beneficiou provavelmente com uma mala branca que deram pro Sousa, campeão paraibano nos últimos minutos. Depois, nao sei porque, sinto um cheiro de Corinthians Paranaense no ar (o antigo Malutrom/Malucelli), que certamente terá minha torcida pra que sejam eliminados na primeira fase, ao menos enquanto mantiverem o absurdo de transformar o simpático time que tinha aquele garotinho no escudo numa cópia que chegou ao ponto de colocar a bandeira de São Paulo num escudo de time paranaense! Pra quarta vaga dou meus chutes no Nacional, por questões comparativas e pela chave ridícula (Gênus? que isso! Roraima, Cristal no outro lado, pfff) que pegam na primeira fase pra acumular pontos pra ficar como melhor primeiro na terceira fase. O São Raimundo de Santarém parece tamém uma boa pedida pro grupo do Norte, os confrontos Santa x 13, São Raimundo x Nacional (imagina perder pro xará do rival...), Chapecoense x Corinthians prometem até a terceira fase. Depois eles misturam tudo num regulamento esquisito.
Foi uma pena o Bangu desistir, bem como o Remo ficar de fora.
Boa sorte aos pequenos.

Nenhum comentário: